Blog Arquitetura

Paisagismo e sua contribuição para vivermos melhor nas cidades

 

 

Espaços públicos para o lazer e bem estar é um fator muito importante e que se relaciona diretamente com a qualidade de vida dos habitantes da cidade.

Por essa razão deve se dar a importância necessária para o desenho desses espaços e o entendimento de como ele irá impactar na vida de seus usuários.

A paisagem afeta diretamente o estado de espirito do ser humano, é muito agradável olhar para um espaço repleto de natureza, bem desenhado, preservado, o que traz para o indivíduo, sensação de relaxamento, acolhimento e bem estar, assim como olhar para um espaço público degradado traz insegurança e repele os indivíduos, tornando o lugar hostil, perdendo a função a qual deveria ser utilizado.

 

O espaço ao ar livre é muito importante, ainda mais nas cidades onde esses espaços como as praças acabam sendo áreas de respiro.

paisagismo

Sendo assim deveríamos dar mais valor e importância para os projetos paisagísticos. Para os arquitetos paisagistas o ambiente natural e o ambiente construídos devem se relacionar, entretanto o que acontece muitas vezes é o pensamento separado de um projeto e do outro, em que o projeto edificado ganha mais investimento e importância, restando pouco tempo e investimento para trabalhar a paisagem.

Portanto devemos como cidadãos cobrar uma melhoria das nossas paisagens, assim como o poder público deveria realizar parcerias com empresas privadas e paisagistas para que possamos tornar nossa cidade melhor.

Deixe um comentario

Formada em Arquitetura e Urbanismo pelo Centro Universitário Belas Artes.

Conheça mais meu trabalho em: brunaandrade.com.br

One thought on “Paisagismo e sua contribuição para vivermos melhor nas cidades

  1. Um grande problema que alegam (além desta concepção posterior comentada) é a manutenção das áreas verdes…

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Scroll To Top
Curta o Blog Arquitetura!

Curte nossa página e nos ajudes a manter o blog ativo!