Blog Arquitetura

A análise do desenho urbano

 

Corredor cultural- Projeto de Fernando Romero
Corredor cultural- Projeto de Fernando Romero

 

O desenho urbano interage diversos métodos de análise e atuação de outras disciplinas – cada forma de analisar a cidade a partir do desenho urbano gera conclusões diferenciadas e é essencial para a discussão das necessidades físico-ambiental das cidades.

O meio urbano é responsável por suprir as necessidades da população – por isso o desenho urbano precisa ser produzido a fim de suprir essas necessidades. Geralmente o que acontece é a grande preocupação no embelezamento da cidade e a vontade de alimentar o ego do arquiteto que acaba esquecendo-se de se preocupar com as questões que envolvem as pessoas que irão usufruir do lugar e as questões de bem estar. A forma como será disposto esse ambiente projetado vai dizer como as pessoas utilizarão ou não o lugar. Já vimos muitos lugares que foram projetados para o uso da população e não conseguem atingir sua função- muito provavelmente por que ao se projetar o espaço não deram a devida importância à sensação que as pessoas sentiriam ao passar por aquele lugar que talvez ao invés de ser convidativo possa estar trazendo a sensação contraria, afastando a população.

O espaço só faz sentido para o ser humano quando ele consegue perceber a qualidade do ambiente através da vivência- portanto é muito importante que os espaços sejam pensados com a finalidade de envolver o individuo e o instiga-lo a usufruir daquele ambiente ou edificação. Esse é um dever de nós arquitetos e urbanistas ao se projetar seja uma edificação, uma praça, um bairro ou uma cidade!

Deixe um comentario

Formada em Arquitetura e Urbanismo pelo Centro Universitário Belas Artes.

Conheça mais meu trabalho em: brunaandrade.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Scroll To Top
Curta o Blog Arquitetura!

Curte nossa página e nos ajudes a manter o blog ativo!